Produção de Conteúdo

Mesmo antes de fazer o curso de jornalismo sempre gostei de entrevistar pessoas, pois acredito que todo mundo tem algo a dizer. Quando estagiei no curso de História, minha outra graduação, comecei a trabalhar com depoimentos. Deste período resultaram livros acerca de comunidades da cidade de Porto Alegre. Já com a formação em jornalismo criei programas de entrevistas no instagram. Inicialmente fiz o programa "Conversa de domingo", durou 6 episódios.A A seguir, como formulação do meu estágio em jornalismo (feito de modo remoto devido ao isolamento decorrente da pandemia), desenvolvi o programa "Bate Papo Cultural" que no ano de 2021 passou a fazer parte da grande de programação do Canal Tv Jovens Cronistas no Youtube.
A experiência do estágio foi importante pois como trabalhava sozinho, desempenhei o que chamei de trabalho em EUquipe. Todas as etapas de uma produção: da sondagem do(a) entrevistado(a), pesquisa, criação de cards de divulgação da entrevista, divulgação em redes sociais bem como a entrevista e o pós-entrevista eram feitas por mim. Então precisei buscar ferramentas para uma dessas etapas. Como considero Cultura um conceito que abrange todo que o ser humano produz, acreditava que podia entrevistar pessoas de qualquer área do conhecimento. Entrevistei músicos, historiadores(as), jornalistas e produtores musicais.
No final de 2020, recebi o convite para inserir o programa na grade do canal Tv Jovens Cronistas. Depois de uma conversa rápida, definimos que continuaria a meu cargo as etapas de produção das entrevistas à exceção da criação dos cards de divulgação. Agora as entrevistas acontecem com a utilização do plataforma streamyard. Seguindo a ideia original do programa, o rol de entrevistados(as) formou-se por músicos, jormalistas, produtores, professores(as), sociológos(as). Atualmente o programa é quinzenal na mesma plataforma.
Este é um programa de rápida duração chamado Hora Rocker, de tendência semanal, para comentar cds de bandas de heavy metal e suas variáveis.Este programa acontece no perfil @jcronistas no Instagram. Esta é a minha experiência em jornalismo até o momento.

Comentários